segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Desafio de Leitura "Uma Dúzia de Livros"

Sempre gostei de ler. Ia escrever que sempre li muito, mas não é verdade. Tenho fases em que leio muito, tenho fases em que não leio nada. Tenho sempre, sempre um livro à cabeceira ou, mais recentemente, no kindle. Sinto sempre que não tenho, nem nunca vou ter, tempo suficiente para ler tudo o que quero.

Quando era miúda, volta e meia, aparecia um senhor lá em casa com um catálogo de livros. Tínhamos todos direito a escolher um livro para encomendar ao senhor,  mesmo tendo-o conhecido mais tarde, noutro contexto, ficou, para sempre, conhecido pelo senhor do Círculo de Leitores. 

Tanto eu como o meu irmão, demorávamos a escolher. Líamos todo o catálogo com calma. Viamos a imagem da capa, líamos o parágrafo que resumia cada livro. Para termos a certeza que escolhíamos bem esse livro que nos iria acompanhar por uns tempos. Às vezes, nesse catálogo estava um livro com duas edições de coleção “Uma aventura” e eu sentia que subvertia todo um sistema ao escolher esse. Não um, mas dois livros um e, assim, muito mais para ler. 

Ultimamente, não tenho lido tanto como era costume, e por isso, esta não é uma resolução de ano novo, vem detrás e é para a vida. Ler mais. Ler coisas diferentes. Conhecer novos autores. 

Com esse intuito, juntei-me ao desafio de leitura "Uma Dúzia de Livros" da Rita da Nova.  O desafio consite em ler um livro por mês e cada mês cada mês terá um tema. Em Janeiro, por exemplo, o desafio é ler um livro escrito por uma autora feminine. E este revelou-se logo um desafio porque, por coincidencia, no Natal, recebi vários livros, mas todos escrito por homens. por acaso, tinha um que andava por aqui aos  caídos, sem que eu lhe desse a devida atenção, vá-se lá perceber porquê. 

Assim, a minha escolha recaiu sobre “A amiga genial” da Elena Ferrante, que me prendeu logo logo no raio do prólogo. Quando acabar, conto mais. 

E por aí, quem se junta? Ou que andam a ler? 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...