quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Facebook, a quanto obrigas?


Pergunto-me até quando vamos levar com aqueles posts que asseguram que , até amanhã, copiarmos e colarmos um qualquer decreto de lei, o facebook vai fazer não sei o quê às nossas fotos, publicações e gostos. E pergunto-me porque é que as pessoas acreditam nessa tanga.
Pergunto-me, também, até quando as pessoas vão perceber que o facebook não é um direito que nos assiste, mas sim um serviço. Se um dia o tal do Zuckerberg decidir desligar o botãozinho dos servidores que muito dinheiro lhe custam, nós que nos desenmerdemos.
Como toda a gente, nunca li os termos e condições da coisa até escrever este post e mesmo lendo e aceitando que utilizarão os meus dados para meu próprio benefício, como eles dizem, fico sem perceber grande coisa e o que é isso de precisarem dos meus dados para me proporcionar a melhor experiência e pardais ao ninho. Não sei e encolho os ombros e continuo a fazer uns postzinhos que na verdade dizem pouco sobre mim, mas o suficiente para me aparecer aquele post patrocinado maroto de um produto que de alguma forma pesquisei a semana passada. Isto é um bocadinho assustador, mas um caminho que nós escolhemos para pagar um serviço que certamente não é barato de fornecer. Não há almoços grátis e alguém tem que sustentar aquilo. Ou seja, um serviço que nos parece gratuito, ali tão fácil de aceder, à distância de um clique e/ou nas pontas dos dedos, é pago com a minha informação. Aquela que tenho direito de escolher se partilho, mesmo que nem sempre tenha consciência que é precisamente essa que estou a partilhar e que irá ser utilizada pela rede social para colher os seus dividendos. Hoje em dia, dados sociais são caros e eu dou-os ali de bandeja e ainda reclamo.
Resumindo e simplificando. O facebook é um serviço. Esse serviço é pago não monetariamente, mas pelos nossos dados. Esses dados são pagos por quem deles precisa para chegar até nós ou precisar de perceber os nossos comportamentos. Provavelmente, acabarão por conseguir fazer-nos pagar esse investimento, porque com toda essa análise percebem como podemos gastar dinheiro com eles. E é assim que funciona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...