segunda-feira, 14 de maio de 2018

A problemática do esparguete no paradigma duma relação a dois

Photo by Icons8 team on Unsplash


Há dois tipos de pessoas no mundo: as que partem o esparguete antes de o cozer e as que o cozinham inteirinho, como veio ao mundo. Presumo que sejam as mesmas que cortam o fio do esparguete no prato. Só alguém que desconhece o prazer de um fio de esparguete enrolado num garfo ou, ainda melhor, o prazer de chupar um fio de esparguete, o molho a roçar no queixo, o barulho com a boca e o ar que se engole, é que não tem a pachorra de esperar dois minutos, se tanto, para que o esparguete comece a amolecer e caiba todo, inteirinho como veio ao mundo, dentro da panela.
Estas pessoas são, por ordem, o meu namorado e eu. E isto leva-nos à problemática da sedução assente na publicidade enganosa. 
Será sempre díficil impressionar-me com a massa. Conheço todos os tipos, já provei todos os molhos e já cozinhei um bom número das variáveis possíveis. Não sendo fundamentalisma, conheço os fundamentalismos italianos e se, por um lado, gosto de uma massa demasiado cozida, à boa portuguesa, ou de umas natas numa carbonara, por outro, dou a mão à palmatória e percebo que regras há que não são por acaso.
Na altura da sedução, o João não me fez juras de amor eterno, mas promessas de sucumbir às tarrefas da cozinha sempre que necessário, o que, nos dias de hoje, é tão ou mais importante. Foi esperto e arriscou pouco. Fez-me fusilli e penne, cortou a cebola finamente e passou no meu teste. Estava já preparada para uma vida repleta de molho tomate e queijo parmesão. Deixei-me envolver. Acreditei que vivíamos do mesmo lado do mundo e que seríamos, gastronomicamente e domesticamente, felizes para sempre.
Infelizmente, como em todas as relações, com o tempo vem o desleixo e chegou o dia em que a cebola vem às rodelas, o alho não é descascado e, ultraje dos ultrajes, o esparguete é partido. Tive que pôr a mão na massa (literalmente) e assumir a minha superioridade na cozinha. Com isto, tive que largar o Netflix, as séries, o sofá e adicionar às tarefas de limpeza que já tinha, as da comida.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...