sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Handmaid’s Tail - A história de uma serva



Não tinha a certeza se o livro me iria prender tanto como a série, mas a verdade é que não me lembro de um livro me dar tanto prazer nos últimos dois anos. 

Segundo o priberam, distopia é uma ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressivaassustadora ou totalitáriapor oposição à utopia.
E é desta forma que o livro é descrito em todo o lado,  uma distopia. 

O livro conta a história de uma sociedade em que as mulheres férteis, as servas, são obrigadas a engravidar para uma elite estéril. São treinadas e, em parte, controladas por Tias, que retiram prazer do seu sofrimento e as castigam por delitos, muitas vezes, menores. O papel da mulher é de subserviência e todas estão proibidas de ler ou escrever (Aiii, os perigos da informação...). A história é contada pela voz de uma serva que, simultaneamente, vai recordando a sua vida anterior e tudo o que perdeu. O marido, a filha e até o nome. 

O mais interessante do livro é que descreve uma sociedade imaginária e tão distante da nossa, mas com momentos que nos são tão próximos. E é por isso que esta história tem tanto de perturbador como de fascinante. 

Sem dúvida, uma boa leitura de verão. Ou de Inverno. Ou de qualquer altura do ano.,



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...