quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A vida é demasiado incerta, começa pela sobremesa*



Para falar da minha experiência na ZeroZero tenho que começar pela sobremesa.
Isto porque só a sobremesa valeu o preço, valeu a deslocação, valeu tudo o que pudesse estar menos bom. Não que o resto da refeição não fosse boa, mas o Tiramisú era absolutamente extraordinário. Extraordinário. 



Nada de natas como se vê por aí. Nada disso. Este tiramisú, tal como o original, em Italia, leva leite condensado, ovos e, o que realmente faz a diferença e lhe confere aquela textura cremosa de levar ao céu, mascarpone. 
Não leva bolo seco (tipo palitos la reine), mas sim embebido num bom café, a contrastar na perfeição com o doce do leite condensado e, provavelmente, açucar. 

Eu não comecei pela sobremesa, mas está claro que a razão número 1 para que ali volte será sempre este tiramisú e a razão número 1 para recomendar este restaurante. 

Por acaso, mas só mesmo por acaso, razões há muitas. 
Voltemos, então ao início. 
Resolvi experimentar duas entradas. O Carpaccio di Manzo e a Frittura di Calamari. Este pedido implica dar os meus parabéns ao serviço que teve o cuidado de se certificar do pedido explicando que não se trata de uns simples calamares acompanhados de legumes. Tem calamari sim, mas apenas alguns porque trata-se duma misturas de fritos em polme, ou seja, os legumes também são fritos. Presumo que esta necessidade de explicar venha de alguma eventual reclamação de gente que fosse à procura ou de um fartote de lulas ou de fazer ideia com legumes cozidos saudavelmente. Não era o caso e, ainda bem, porque privar bróculos fritos em polme era uma experiência que fazia falta na minha. Estou a falar a sério. Aquilo é bom. 
O carpaccio tem duas características importantes de referir, sendo a primeira o básico de qualquer carpaccio digno do nome: a qualidade da carne. A segunda prende-se com a supresa de ter pistachios na sua confecção. Uma combinação improvável, mas que resulta. 





Como prato principal fiz aquele que é o meu grande testes em pizzarias. (Ou era, antes de saber que ia provar a tal sobremesa que me ia levar ao céu.) Se há coisa que eu gosto muito é de pizza de 4 queijos, quando bem conseguida, o que, infelizmente, nem sempre é o caso. Na ZeroZero é 4 o número de queijos, mas 5 e a Pizze 5 Formagi cumpriu a sua função. Com uma massa bastante fina, tal como eu gosto, mas, e esta foi outra das supresas, com uma espessura em queijo de babar e chorar por mais. Não posso dizer que tenha ultrapassado a minha pizza de 4 queijos favorita em Lisboa, mas recebe um honroso 2 lugar.



Para terminar, falta falar do menos bom. Para acompanhar toda esta loucura nas minhas papilas gustativas, optei pelo chá frio e apesar deste ter uma bonita apresentação e cor, me fez sentir falta do sabor a chá. Senti com bastante facilidade um sabor a limão que me agradou, mas fiquei na dúvida se realmente lhe podemos chamar chá. Numa próxima visita espero ter melhor sorte com um dos coktails a jarro que tinham, também, muito bom aspecto. 





*frase de Ernestine Ulmer

Zero Zero - Parque das Nações Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...