sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Basta um ovo para se ser famoso?

Ao dia de hoje, são poucas as pessoas que não ouviram ainda falar no ovo do Instagram.
Para aqueles a quem tenha passado despercebido, foi criada uma conta no Instagram onde foi publicada uma única foto, a de ovo inteiro. Só um ovo com um fundo branco e uma subtil sombra. Sem rigorosamente mais nada. Na descrição dizia qualquer coisa como “vamos bater o record mundial de mais likes no instagram”. E milhões de pessoas gostaram e o ovo bateu mesmo o record, ultrapassando uma foto de uma chamada influencer com a filha acabada de nascer e que era, até há pouco tempo, a foto com mais “gostos” de sempre.
Atingir este tipo de viralidade é o sonho de muitas marcas, muitos publicistas, muito gestores de redes sociais e, talvez até, de muito comum mortal. Gastam-se rios de dinheiro a estudar o tema, fazem-se palestras, escrevem-se livros, juntam-se criativos e afinal é tão simples.
A ideia é boa e inteligente, mas, ainda assim, este facto intrigou-me. Tenho lido bastante teorias sobre o tema e tenho perguntado a quem foi lá contribuir para a viralidade da coisa, porque se sentiu impelido a fazer. Descobri até que isto teria sido tentado com uma meia cebola e outra coisa qualquer, mas sem grandes resultados. Porque vingou este ovo que tantas marcas e pessoas, entretanto, apanham boleia?
Não tenho dúvidas que a escolha da imagem não foi à toa e que terá sido isso que muita gente gostou. O contraste com todos artifícios que se procuram cada vez mais nesta busca pela fama online. A metáfora para a fragilidade desse mundo, qual casca de ovo. Mas daí a 48 milhões de gostos? Segundo o Independent, único jornal que conseguiu umas palavrinhas do anónimo(a) autor(a) desta ideia, nem essa pessoa esperava esta avalanche.

Teorias e estratégias à parte, a minha principal conclusão é só uma. Por mais estudos que se façam, por mais estatísticas que se analisem, comportamentos que se padronizem, as pessoas são todas uma só coisa: imprevisíveis.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...