sábado, 19 de janeiro de 2019

O anúncio da Gillette



Para defender a sua tese contra o anúncio da Gillette, um meu conhecido partilhou um artigo sobre a problemática que se vive onde rapazes são uma minoria. O artigo é uma seca, mas ao início conta que ao ser avistado, um rapaz é apontado por um grupo de raparigas, tal ave rara, “está aqui um” e o meu primeiro sentimento foi de “bem-vindos ao meu mundo”. Não acredito no dente por dente e tenho pena das situações em que se vai de um extremo ao outro, mas não consigo deixar de sentir um certo regozijo por pensar que talvez agora consigam perceber o que é estar na minha pele.

Ao contrário do que muitos dizem, não vejo esse anúncio como uma perseguição a todos os homens. Pelo contrário, o anúncio tanti mostra homens com determinado tipo de comportamento, como homens não coniventes com esse tipo de comportamento. Há sempre muitas maneiras de ver as coisas, e esta anúncio, eu consigo ver como um aplauso aos homens não coniventes. 
Ou seja, não vejo este anúncio uma repressão aos homens, mas sim como um re-direcionamento de ideias e atitudes. 

Há também quem reclame que a Gillette só faz isto por ser uma moda e para se aproveitar da mesma. E é isso mesmo. Esta moda serviu para mudar o paradigma da publicidade. Uma publicidade sexista, da qual também a Gillette se aproveitou, noutros tempos. E é por isso que a Gillette está de parabéns, por ter sido das primeiras marcas a aceitar uma mudança que já vem tarde e por ter a criatividade de criar um anúncio bem feito, com uma mensagem forte, para mostrar que sim, os seus anúncios mudaram. Para melhor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...