sexta-feira, 8 de março de 2019

Hoje não sou feliz por ser mulher



Gosto que me chamem histérica. Significa que já tenho voz.

Gosto que me digam que a minha roupa é inapropriada. Significa que já posso escolher o que visto.

Gosto que me chamem de leviana. Significa que já posso decidir a minha vida sexual.

Gosto que me tentem explicar política como se eu fosse muito tontinha. Significa que já posso votar.

Gosto que tentem aconselhar-me profissionalmente. Significa que já tenho opção de escolha.

Sou uma privilegiada e, por isso, hoje não quero comemorar.

Gosto de todos estes direitos que alguém conquistou por mim e dou por garantidos. Não gosto quando me criticam por gozá-los. Seja para emitir uma opinião que muitos outros privilegiados nunca vão entender, seja por vestir uma roupa que não se encontra dentro dos moldes da minha sociedade.

Não gosto quando percebo que nem todas as mulheres do mundo usufruem destes meus direitos. Não gosto quando ainda se educam mulheres para se subjugarem à vontade de um homem. Não gosto, como descobri recentemente, que ainda se mutilem genitalmente meninas, mesmo à frente do nosso nariz, mas nesse mundo distante que são os bairros sociais.

Não gosto que não se perceba que a violência doméstica é uma questão associada à identidade de género porque se perpetuam ideias misóginas que levam homens a acreditar em propriedade e honra e outras merdas que os levam aos números que hoje conhecemos.

Durante muitos anos, não gostei que me chamassem feminista porque também eu vivia nessa ignorância de achar que feministas são aquelas que não aceitam as diferenças biológicas que a natureza nos deu. Hoje, não gosto que me chamem de feminista porque sou uma privilegiada que não está na linha da frente desta luta.

Não gosto de jantarinhos de mulheres, de receber flores ou que digam que aquele que escolhi para meu parceiro nestes meus direitos, hoje, tenha de cozinhar para mim. Hoje não sou feliz por ser mulher. Sou triste por todas aquelas para quem ser mulher é uma desvantagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...