segunda-feira, 27 de maio de 2019

::Pão Pão Queijo Queijo:: Água pela barba

Procurava um restaurante que preenchesse três requisitos:

1   1. Que me permitisse não fugir muito à dieta;
2   2. Que tivesse várias opções de peixe ou vegetarianas para a minha companhia que não come carne;
3   3. Que impressionasse a dita companhia que é francesa e estava cá por passagem.




Foi desta forma que encontrei o Àgua pela barba, que provou não só preencher esses requisitos como proporcionar-me uma experiência gastronómica como há muito não tinha.

Resumo a experiência a 3 palavras: adorei, adorei, adorei. E segundo dizem, nem sequer provei os seus mais famosos pratos, por causa da dieta. Terei que voltar para provar o famoso risoto de lingueirão e, igualmente famosos, os tacos de peixe frito.

Desta vez, para duas pessoas, pedimos 2 entradas e um prato principal e foi mais que suficiente.

Começámos pela Burrata, que na verdade, foi o meu prato preferido. A burrata faz-se acompanhar por camarão, um molho que não sei identificar e pane carasau, um pão fininho e estaladiço, típico da Sardenha. O contraste de texturas, temperaturas e sabores resulta numa combinação que levou ao céu e melhor não consigo descrever. A frescura da burrata era irrepreensível e tenho a certeza que isso em muito contribui para a qualidade deste prato.




Avançámos para a segunda entrada, ovos verdes. Ovos verdes é uma receita bastante popular, em que ovos cozidos são envoltos em polme, recheados com a gema misturada com maionese, salsa, talvez atum, enfim, há várias combinações. Esta era especial por vários motivos. O tal polme era duma finura que a tornava estaladiça e por cima da mistura com gema trazia pedacinhos de atum crú, também este muito fresco. O único defeito desta entrada era ser composta por três metades de ovo quando eramos duas a dividir e duas com vontade de comer aquilo mil vezes.




Finalmente, veio o prato principal. O Polvo à Àgua pela barba. Com um polvo cozido no ponto, a grande novidade deste prato, para mi, foi o creme de grão. Uma pasta de grão que inclui aqui e ali grão frito. E já se deve ter percebido, eu gosto muito de coisas crocantes, no meio de texturas cremosas. 




Não provei sobremesas. A minha companhia disse que as canilhas também eram maravilhosas, mas fiquei-me pela foto e com a grande vontade de lá voltar para experimentar o resto do menu.







Água pela Barba Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...