quarta-feira, 19 de junho de 2019

::Pelos cotovelos:: Se me perguntarem



Se me perguntarem o que mais gosto em Lisboa, não falarei da sua zona histórica. As suas ruas pitorescas, num sobe e desce, com dezenas de degraus que levam todos ao castelo e à paisagem sobre uma Lisboa de perder de vista. Não falarei nos varais de roupa, nas senhoras que falam de janela a janela, nos azulejos que que se misturam com as artes urbanas do Vhils e outros que tanto. 



Se me perguntarem o que mais gosto em Lisboa, não falarei na beira rio onde sempre se sente uma brisa. Onde tocam música ao final do dia, onde se encontram museus modernos, de onde se vêm embarcações de tosos os tipos, onde gaivotas sem medos nos pedem comida.


Se me perguntarem o que mais gosto em Lisboa, não falarei da luz, das cores, dos eléctricos tão característicos ou dos monumentos tão grandiosos e bonitos.


Se me perguntarem o que mais gosto em Lisboa, não será do movimento dos turistas no Chiado nem da calmaria dos bairros tradicionais, onde ainda se fala com os vizinhos e nos tratam pelo nome na mercearia da esquina.



Se me perguntarem que mais gosto em Lisboa, não mencionarei a comida, nem as esplanadas. O peixe ou o marisco fresco no Verão, as castanhas no Inverno, os preços, as tascas que mais que um restaurante barato, nos contam histórias das famílias que os gerem enquanto nos tentam encher a barriga, os restaurantes tradicionais no meio de outros de tantas e tantas nacionalidades.



Se me perguntarem o que mais gosto em Lisboa falarei desta forma de ver levar a vida. Esta forma que temos de disfrutar o antigo e o moderno. De receber todos de braços abertos e tentar sempre falar as suas línguas, das histórias e dos autores, dos artistas e dos escritores.
Se me perguntarem que mais gosto em Lisboa, poderei falar de mil e uma coisas, mas falarei sempre de uma: as pessoas.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Para quem falas tu?

Comentador de notícias na internet, diz-me, para quem falas tu? Para os líderes do mundo? Para os visados nas notícias? Para os jorna...